Brasil abre campanha do vôlei sentado feminino com vitória sobre Venezuela

A Seleção Brasileira feminina de vôlei sentado começou da melhor forma possível sua trajetória nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens São Paulo 2017. A equipe nacional superou nesta terça-feira, 21, a Venezuela por 3 sets a 0, na estreia da modalidade em uma competição deste tipo.

Brasil enfrenta a Venezuela no volei sentado feminino. Foto: Alaor Filho/CPB/MPIX

O vôlei sentado foi adaptado para os Jogos e está sendo disputado com apenas seis jogadores em quadra (três de cada time). Brasil e Venezuela são os países que apresentam times femininos e masculinos no torneio. Os Estados Unidos vieram apenas com o time feminino, enquanto Colômbia e República Dominicana trouxeram seus times masculinos.

As mulheres do Brasil conquistaram sua primeira vitória no torneio, sobre a Venezuela. Os times foram se equilibrando ao longo do jogo e no terceiro set o placar apertou: 25 a 19.

Pela manhã, a República Dominicana e a Venezuela entraram em quadra. Os venezuelanos marcaram o primeiro ponto da partida e o time seguiu confiante, o que colaborou para o resultado: 3 sets a 1 para a Venezuela. O time feminino de vôlei sentado do país ficou na torcida durante todo o jogo ao lado de escolas de São Paulo que vieram visitar o CT e assistir as competições do dia.

Na arquibancada, esperando o jogo seguinte, estava Geisa de Freitas, professora de esporte adaptado na Associação Desportiva para Deficientes. Geisa pediu para tirar fotos com o time feminino da Venezuela e com o time masculino da República Dominicana no intervalo entre as partidas. “Eu trabalho com o esporte adaptado desde 2010. Comecei e me apaixonei.”

Em seguida, os times masculinos Brasil e Colômbia se enfrentaram. A Colômbia ganhou os três sets, ainda que o último tenha sido mais apertado: o Brasil fez 18 pontos até o match point do adversário.