Judô é um dos destaques na programação do quarto dia de competição do Parapan

O judô faz sua estreia nesta quinta-feira, 23, nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens. Vinte e oito atletas, de seis países (Argentina, Brasil, Chile, México, Honduras e Colombiana), entrarão em ação no tatame do Centro de Treinamento Paraolímpico, em São Paulo.

Com o objetivo de revelar novos valores e dar experiência internacional aos jovens, a modalidade terá competições em duas categorias: júnior, até 18 anos, e sênior, até 21. O coordenador do judô no Parapan de Jovens, Tibério Maribondo, ressalta a importância da participação dos judocas nesta competição. “Em um futuro próximo alguns desses meninos representarão os seus países em mundiais e até mesmo em Jogos Paralímpicos”, afirma.

 

 

Tradicional nas Paralímpiadas, o judô faz parte do programa desde 1988. “Até os Jogos Paralímpicos Rio-2016, o judô foi a única modalidade de lutas. O Parapan de Jovens ajudará muito na renovação da modalidade”, concluiu.

As atividades do judô serão em um único dia. Elas começam nesta quinta-feira, 22, às 9h, e seguem até 12h30. Já na parte da tarde, as lutas serão de 15h as 17h.

A competição – Cerca de 800 atletas, com idade entre 13 e 21 anos, de 20 países, participam do Parapan de Jovens São Paulo 2017. O programa da competição conta com 12 modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, halterofilismo, vôlei sentado, natação, tênis de mesa, basquete em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas.

Buenos Aires, Argentina, foi a sede da última edição dos Jogos, em outubro de 2013. Na ocasião, o evento atraiu 631 atletas, de 16 países, para competir em dez modalidades. O Brasil liderou o quadro de medalhas do Parapan de 2013 com 209 pódios, sendo 102 de ouro. A primeira edição do Parapan de Jovens foi em 2005, em Barquisimeto, Venezuela, e contou com atletas de dez países. Em 2009, 14 nações estiveram presentes em Bogotá, Colômbia.