Tênis de mesa do Brasil fecha jogos individuais com oito medalhas

As disputas individuais do tênis de mesa terminaram nesta quarta-feira, 22, e o Brasil somou oito medalhas no total, sendo três de ouro, três de prata e duas de bronze. Seis destes pódios – dois no primeiro lugar, dois no segundo e dois no terceiro – foram alcançados hoje.

Gustavo Laskosky durante a disputa da medalha de ouro. Foto: Alexandre Urch/MPIX/CPB

Um dos campeões do dia, Gustavo Laskosky, da classe 7, ressaltou que jogar em casa foi importante para a conquista da medalha. “Apoio da torcida foi importante. Não tinha perdido nenhum set, e na final comecei perdendo o primeiro set. Depois disso a torcida passou a vibrar comigo a cada ponto, e vibravam muito e isso deixou o adversário mais nervoso”, observou.

Além do ouro de Gustavo, o Brasil ainda foi campeão hoje com Danielle Rauen, classe 9, e ontem, com Lethicia Rodrigues, da classe 8. As medalhas de prata foram conquistadas por Guilherme Rocha e Camila Ribeiro, ambos da classe 5, e Lucas Carvalho, classe 10. As duas medalhas de bronze vieram com Lucas Grilo, classe 8, e Marlison Alfaia, classe 6.

Natação
A natação brasileira continua tendo sucesso nas provas da modalidade. Ontem, o país levou 17 medalhas, sendo oito de ouro, cinco de prata e quatro de bronze. Nesta quarta-feira, 22, os nadadores donos da casa levaram mais 10, sendo cinco de ouro, uma de prata e quatro de bronze.

Um dos destaques do dia foi Gabriel Nascimento, de 14 anos. O nadador da classe S11 (cego total) foi o mais rápido dos 100m costas para levar a segunda medalha de ouro dele na competição – já havia vencido os 100m livre ontem. “Essa é minha primeira competição internacional e fico feliz por já ter levado duas medalhas”, conta.

Gabriel ficou cego aos nove anos por causa de uma meningite. Em 2015, foi convidado para nadar em uma academia de Jaú (SP), mas achou que não poderia, por ser uma academia com um preço mais alto. “Não podia pagar na academia e pensei em falar para o professor que não ia, mas ele disse que eu não precisava pagar. Desde então fui a várias seletivas, ganhei medalhas e cheguei aqui”, resume o jovem.