Daniel Dias faz visita ao CT e tem dia de torcedor no Parapan de Jovens

Os nadadores que disputam os Jogos Parapan-Americanos de Jovens São Paulo 2017 tiveram uma visita ilustre nesta quinta-feira, 23, na piscina do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. O multimedalhista Daniel Dias, ícone do esporte paralímpico, acompanhou as provas do programa. Daniel pôde ver o Brasil ter um dia de muitas medalhas na piscina (22 no total, sendo 10 de ouro, cinco de prata e sete de bronze). Além da natação, brasileiros ainda tiveram sucesso em outras modalidades do evento (confira lista abaixo).
Cleber Mendes/MPIX/CPB
Para o ídolo das piscinas, é importante ter campeonatos voltados para atletas mais novos para que o desenvolvimento seja completo. O nadador alcançou o alto rendimento, mas não competiu em provas direcionadas para competidores juvenis.
23/03/2017- CT Paralímpico, Sao Paulo, SP- Parapan de Jovens- Natacao- Daniel Dias. ©Cleber Mendes/MPIX/CPB
“Eu não tive oportunidades assim. Quando tinha idade para eventos juvenis, não teve uma Paralimpíada Escolar. Acho que este é o evento ideal para eles, porque competem com outros da mesma idade, sem a pressão de enfrentar um adversário mais experiente. E estar aqui no CT, o maior legado dos Jogos do Rio, vai incentivá-los. Espero poder ver alguns desses que estão aqui hoje em Tóquio 2020”, considerou Daniel.
O multicampeão ainda pôde ver um dos atletas do instituto que leva seu nome ganhar uma medalha. Leandro Chinaglia foi prata nos 50m S6 e gostou do resultado da prova. “Fui bem. A prova foi bem apertada, mas fico feliz em subir ao pódio”, resumiu. O jovem se mostrou orgulhoso em ter o ídolo acompanhando o cotidiano dele. “Ele é um exemplo! Então poder treinar com ele, ouvi-lo e ainda saber que ele veio nos acompanhar me deixa honrado”, disse Leandro.
Outros resultados
Tênis em cadeira de rodas
A quinta-feira foi de medalha de ouro para o Brasil nas duplas. Jucelio Torquato e Fábio Bernardes venceram os colombianos Carlos Torres e John Ortega por 2 sets a 0 para subir ao topo do pódio. Nas simples, Jucelio e Fábio venceram seus confrontos na semifinal e amanhã decidem a medalha de ouro no masculino. No feminino, Maria Fernanda Alves chegou à final e enfrenta a argentina Antonela Pralong.
Vôlei sentado
A equipe masculina do Brasil conseguiu um bom resultado nesta manhã. A Seleção superou a República Dominicana por 2 sets a 1, em partida disputada. As parciais foram de 26-24, 12-25 e 25-21. O Brasil já havia vencido a Venezuela e perdido da Colômbia na última terça-feira. Agora, aguarda a definição do restante dos confrontos para saber se disputará a medalha de ouro nesta sexta-feira.
Futebol de 5
Após tropeçar na estreia da competição, a Seleção conquistou nesta quinta a sua segunda vitória seguida. O time não teve dificuldades para superar o México pelo placar de 5 a 0, e garantiu-se na disputa da medalha de ouro. A equipe terá de esperar a conclusão do duelo entre Colômbia e Argentina, que definirá o classificado para a decisão.
Futebol de 7 
A vitória por 7 a 3 sobre a Venezuela na primeira semifinal da competição garantiu a Seleção Brasileira na final da modalidade. Invicta, a equipe comandada por Wagner Melo espera agora a segunda partida do dia, entre Argentina e Colômbia, para saber quem será o rival na briga pela medalha de ouro.