Brasil bate os EUA no vôlei sentado feminino e fica com o ouro

Com 100% de aproveitamento nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, a Seleção Brasileira feminina de vôlei sentado venceu nesta sexta-feira, 24, a final contra os Estados Unidos por 2 sets a 1 e conquistou a medalha de ouro no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

As meninas recebem o carinho do público que lotou a arena ©Cleber Mendes/MPIX/CPB

Em uma partida equilibrada, as brasileiras tiveram trabalho para passar pelas americanas. O primeiro set foi vencido pelas donas da casa por 25 a 15. Já no segundo, as visitantes passaram a maior parte do tempo na frente do placar e empataram o confronto ao vencer por 25 a 23. No último e decisivo set, as brasileiras fecharam o confronto vencendo a parcial por 25 a 20.

Edwarda Dias, a Duda, exerceu um papel importante de liderança durante a competição internacional no grupo brasileiro. A paranaense de Pinhão nasceu com má formação, sem a perna direita, e está na modalidade desde 2013. Com passagens pela seleção principal nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto-2015 e Jogos Paralímpicos Rio-2016, ela esperava uma conquista mais tranquila.

“Chegamos muito confiante para este jogo. Nós tínhamos feito quatro jogos e vencemos todos por 3 sets a 0. Entramos em quadra um pouco relaxada e deixamos os Estados Unidos jogarem demais, acabou que deu tudo certo e saímos com o ouro”, ressaltou a atleta.

Já na decisão do primeiro lugar no masculino, a Colômbia não teve muito trabalho para passar pela Venezuela por 3 sets a 0 (25 a 12, 25 a 15 e 25 a 15). O bronze ficou com o Brasil que também bateu a República Dominicana por 3 sets a 0 (25 a 15, 25 a 13 e 25 a 22).