Brasil termina participação na natação com 27 ouros, 17 pratas e 17 bronzes

A natação encerrou suas atividades nesta sexta-feira, 24, nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens São Paulo 2017. Nos quatro dias de disputa, o Brasil acumulou 61 medalhas no total, sendo 27 de ouro, 17 de prata e 17 de bronze. Um dos nadadores que se destacou pelo país foi Matheus Ribeiro, da classe S10. O garoto de 15 anos disputou quatro provas individuais e um revezamento e terminou o evento com cinco medalhas de ouro.

Foto: Cleber Mendes/MPIX/CPB

Com 100% de aproveitamento na piscina, o paulista ainda ressaltou a evolução nos tempos das provas. “Quando cheguei aqui, não esperava baixar meus tempos como fiz aqui. E consegui ser mais rápido em todas as provas individuais e fiquei com ouro em todas elas. Estou bem satisfeito”, resumiu Matheus.

O atleta, contudo, ressalta que um estilo ainda precisa ser mais praticado: o peito. Depois dos 100m medley, Matheus avaliou o próprio desempenho. Consegui baixar um segundo do meu melhor tempo. Senti que passei bem no borbboleta, mas o peito tenho muito a melhorar. Tenho certeza que se treinar mais, será o peito o estilo que mais vou baixar o tempo”, observou.

Esta é a segunda competição internacional de Matheus. A primeira foi no ano passado, no Open do Rio de Janeiro. Na ocasião, o jovem não se saiu muito bem, mas neste ano, espera melhorar. “Este Parapan me deixou bem confiante”, acrescenta.