Em final emocionante no futebol de 5, Brasil vence a Argentina

A sexta-feira foi dourada para a Seleção Brasileira de futebol de 5 (para cegos) nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens São Paulo 2017. A equipe do Brasil venceu a Argentina por 1 a 0, com gol de Jonathan, para se consagrar a campeã do torneio. Além do futebol de 5, o país ainda levou medalhas de ouro em sete outras modalidades neste penúltimo dia de disputas do evento.

Foto: Leandro Martins/MPIX/CPB

No futebol para cegos, assim como em muitos outros esportes, esta é uma das maiores rivalidades. Na estreia da competição, na terça-feira, a Argentina havia vencido o Brasil pelo mesmo placar, deixando os brasileiros apreensivos por se tratar de um torneio curto. “Chegamos com receio na primeira partida, mas hoje entramos para ganhar mesmo, com gana, para deixar a taça aqui”, contou o autor do gol.

Para o técnico Fábio Vasconcelos, o título foi merecido pelo amadurecimento que a Seleção apresentou durante a competição. “Vim com a ideia de trabalhar com esses jovens para renovar a Seleção principal, que ganha tudo, mas já está envelhecendo. E aqui tem muitos jogadores novos, de 15 ou 16 anos, que nunca jogaram partidas internacionais ou que jogam pouco em seus clubes. Então foram crescendo dentro da competição, trabalhando a parte psicológica, mesmo com a pressão muito grande da comparação com a Seleção adulta. Achei que hoje fizeram uma excelente partida, mereceram a vitória, e me deixaram bastante feliz por terem acompanhado minha ideia”, analisou o treinador.

Tênis de mesa
Nesta sexta-feira, as disputas por medalhas na modalidade foram por equipe. O time formado por Danielle Rauen, Lethicia Rodrigues e Iolanda de Almeida ficou com a medalha de ouro. Também levou o ouro o trio masculino formado por Marlison Alfaia, Gustavo Laskosky e Paulo Fonseca, no torneio classes 6-10.

Além das duas medalhas de ouro, o Brasil ainda levou uma prata com Camila Ribeiro, Maria Laura Freitas e Raiza da Silva, que formaram o time feminino das classes 6-10.