LOCAIS DE COMPETIÇÃO

ATLETISMO

As provas serão disputadas na pista outdoor. O local segue as medidas e os padrões internacionais e é homologado pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF, sigla em inglês). Os competidores farão o aquecimento na pista indoor localizada no subsolo da pista de competição. As arquibancadas podem receber até 868 espectadores.

BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS

A quadra de basquete é toda em tábua corrida e localizada em uma estrutura climatizada ao lado das quadras de vôlei sentado e das canchas de bocha. As tabelas são reguláveis e seguem os padrões internacionais estabelecidos para a modalidade. A arquibancada da arena pode receber até 238 espectadores.

BOCHA

A bocha tem suas disputas no mesmo ginásio onde ocorrem os jogos de basquete e vôlei sentado. Normalmente, este local recebe treinos de rugby em cadeira de rodas. No Parapan de Jovens, as canchas foram demarcadas para as disputas de bocha por ser um local climatizado e espaçoso. Há também arquibancadas com 182 lugares.

FUTEBOL DE 5

A quadra de futebol de 5 fica em frente ao tatame de judô. O campo segue os padrões da IBSA (Associação Internacional de Esportes para Cegos), tem piso de grama sintética e é coberto, deixando a acústica ideal para que os atletas ouçam os guizos da bola, os companheiros de time e os chamadores. A torcida poderá se acomodar nos 228 lugares da arquibancada.

FUTEBOL DE 7

Com dimensões de 75m x 55m, o campo de futebol de 7 tem o piso de grama sintética e fica ao lado da pista de atletismo. O campo também é equipado com refletores potentes, que podem iluminar as partidas até mesmo à noite ou nos dias mais nublados. A arquibancada montada tem capacidade para 198 pessoas. 

GOALBALL

A arena multiuso do CT será utilizada para as disputas de goalball. A quadra será delimitada no piso de tábua corrida do espaço. O ginásio é climatizado e tem arquibancada com 523 cadeiras, sendo 38 delas destinadas a pessoas com deficiência física.

HALTEROFILISMO

O tablado com mesa e anilhas de competição e a área de aquecimento serão montadas entre a arena de judô e a área do tênis de mesa. A estrutura é provisória e ocupa o local até o fim do Parapan de Jovens. Normalmente, esta área no CT é utilizada para treinamentos de bocha. Durante os Jogos, 104 espectadores poderão acompanhar as provas na arquibancada da arena.

JUDÔ

As disputas serão feitas em um dos dois tatames da arena do judô. O espaço é delimitado por paredes, isolando a área de competição do som externo, fator importante em esportes para cegos. Dentro da área da modalidade, haverá arquibancada para 104 espectadores.

NATAÇÃO

O ginásio aquático recebe a modalidade. A piscina de competição tem 50m de comprimento e dez raias, medidas oficiais exigidas pela Federação Internacional de Natação (Fina, sigla em francês). Adjacente a ela, há a piscina de soltura, com 25m de extensão. O público poderá acompanhar as provas em um dos 570 lugares da arquibancada. O local foi utilizado pelas seleções olímpica e paralímpica do Brasil para aclimatação e treinamento nas semanas que antecederam os Jogos Rio 2016.

TÊNIS DE MESA

A modalidade será disputada ao lado da arena de halterofilismo. Na área, oito mesas nos padrões Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) serão utilizadas para as disputas entre os atletas. Além das mesas de competição, o local ainda tem mesas para treinos e aquecimento. A torcida pode se acomodar em um dos 176 lugares disponíveis na arquibancada.

TÊNIS EM CADEIRAS DE RODAS

As competições de tênis em cadeira de rodas serão disputadas no Clube Espéria, um dos mais tradicionais da capital paulista. Esta modalidade será a única a não ser realizada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, por causa da quantidade de quadras necessárias para o decorrer do torneio. As chaves, tanto de simples quanto de duplas masculinas e femininas, serão sediadas em quatro quadras, com superfície de saibro, que compõem o complexo do clube.

VÔLEI SENTADO

A arena que recebe a modalidade é a mesma do basquete e da bocha. O ginásio é climatizado e as quadras são de tábua corrida com medidas oficiais para a modalidade. Para acompanhar as partidas de vôlei sentado, os espectadores poderão se acomodar em um dos 66 lugares disponíveis na arquibancada.