A Seleção Brasileira de basquete em cadeira de rodas masculino faturou neste sábado, 25, a última medalha de ouro do país nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens São Paulo 2017. A equipe superou o México por 40 a 30. Os times já haviam se enfrentado na fase de classificação, também com triunfo brasileiro.
“É muito importante para o Brasil conquistar mais um título do Parapan de Jovens. É uma honra estar aqui participando e torço que as próximas gerações possam continuar com esse vínculo vitorioso. Lutamos muito para conquistar esse título e, graças a Deus, conseguimos”, disse João Paulo Madureira, cestinha do jogo decisivo com 12 pontos anotados.
Assim, o Brasil encerra sua campanha em São Paulo com 66 ouros, 41 pratas e 32 bronzes – em um total de 139 pódios. O país mais uma vez liderou o quadro geral de medalhas da competição continental de jovens.
Na decisão de terceiro lugar, a Argentina ficou com o bronze. A equipe sul-americana superou a Colômbia por 60 a 38 para garantir seu lugar no pódio.
A Cerimônia de Encerramento dos Jogos Parapan-americanos de Jovens São Paulo 2017 acontece neste sábado, 25, às 18h, no Complexo do Anhembi.
Buenos Aires, Argentina, havia sido a sede da última edição dos Jogos, em outubro de 2013. Na ocasião, o evento atraiu 631 atletas, de 16 países, para competir em dez modalidades. O Brasil liderou o quadro de medalhas do Parapan de 2013 com 209 pódios, sendo 102 de ouro. A primeira edição do Parapan de Jovens foi em 2005, em Barquisimeto, Venezuela, e contou com atletas de dez países. Em 2009, 14 nações estiveram presentes em Bogotá, Colômbia.