Estrutura do CT Paralímpico impressiona na abertura das atividades de SP 2017

Tiveram início nesta quinta-feira, 16, as atividades dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens São Paulo 2017. Os países trouxeram seus primeiros atletas ao Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, e eles tiveram a oportunidade de conhecer a instalação, inaugurada em maio do ano passado.

 

ALAOR FILHO/CPB/MPIX
Primeiro dia de treino no Centro de Treinamento Paralímpico

 

Além dos treinos, houve também sessões de classificação funcional – em que especialistas em cada área testam os jovens e determinam em quais classes irão competir. A primeira impressão dos participantes, sejam atletas ou membros de comissões técnicas, foi boa.

“Estou muito impressionado com o nível que há aqui e com a estrutura que foi montada para a competição. O Centro Paralímpico poderia ser um parque olímpico para competições maiores, sem dúvida. A verdade é que o Brasil sempre impressiona com o que faz para o esporte. É o país que melhor trabalha na América do Sul”, disse German Marquez, técnico da seleção argentina de futebol de 5.

Onze das 12 modalidades que compõem o programa do Parapan-Americano de Jovens 2017 serão disputadas no Centro Paralímpico. Apenas o tênis em cadeira de rodas foi levado ao Clube Espéria, na Zona Norte de São Paulo, a fim de atender exigências quanto ao número de quadras necessárias para a realização do evento.

As equipes brasileiras também aproveitaram o dia para fazer ajustes finais antes da competição. O time da casa visa manter a liderança do quadro geral de medalhas, obtido pelo Brasil tanto no Parapan de 2009, em Bogotá, na Colômbia, quanto em Buenos Aires 2013.

“Foi um dia em que a nossa ideia era por os atletas todos para treinarem juntos, para conhecer o que cada um faz e o ritmo de cada atleta. Eles treinaram muito bem, todos conseguiram cumprir o treino do jeito que queríamos. Os técnicos puderam alternar com todos os atletas, então o importante é conseguir manter o padrão até o dia de competir”, disse Leonardo Tomasello, técnico-chefe da natação brasileira.

Cerca de 800 atletas, com idade entre 13 e 21 anos, de 20 países, participarão do Parapan de Jovens São Paulo 2017. O programa da competição contará com 12 modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, halterofilismo, vôlei sentado, natação, tênis de mesa, basquete em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas.

Buenos Aires, Argentina, foi a sede da última edição dos Jogos, em outubro de 2013. Na ocasião, o evento atraiu 631 atletas, de 16 países, para competir em dez modalidades. O Brasil liderou o quadro de medalhas do Parapan de 2013 com 209 pódios, sendo 102 de ouro. A primeira edição do Parapan de Jovens foi em 2005, em Barquisimeto, Venezuela, e contou com atletas de dez países. Em 2009, 14 nações estiveram presentes em Bogotá, Colômbia.