‘Legado do Rio 2016’, voluntários são destaque do Parapan SP 2017

Peça-chave da operação que faz os Jogos Parapan-Americanos de Jovens São Paulo 2017 funcionarem, os voluntários podem ser considerados mais um legado dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Parte do grupo que trabalha na competição também esteve presente na maior competição do esporte adaptado, no ano passado.

 

Voluntária Vivian Souza no campo de futebol de 5, onde trabalhará no Parapan (Foto: Alaor Filho/CPB/MPIX)

É o caso de Vivian Souza, de 30 anos. Seu primeiro contato com o Movimento Paralímpico aconteceu durante os eventos-teste para o Rio 2016. Nos Jogos, pôde ver de perto a conquista da medalha de ouro do futebol de 5 brasileiro, além de testemunhar também partidas de tênis em cadeira de rodas.

Vivian é uma das 270 pessoas aprovadas no processo de seleção para trabalhar durante o Parapan de Jovens. Ao todo, mais de 800 pessoas demonstraram interesse de contribuir com a competição, cuja abertura ocorrerá na próxima segunda-feira, 20, em São Paulo.

“É uma experiência que mudou a minha vida. Antes eu não havia assistido nem mesmo na televisão. Gostei muito não só do tênis em cadeira de rodas e do futebol de 5, que participei, mas de todos os esportes. Acho uma superação incrível. Os atletas paralímpicos fazem o impossível”, afirmou Vivian, que também voluntariou-se para trabalhar nas Paralimpíadas Escolares, em novembro do ano passado.

O engajamento de novas pessoas com o Movimento Paralímpico é uma consequência natural do voluntariado. Coordenador do projeto de São Paulo 2017, José Julio Gavião ressalta os frutos que este tipo de envolvimento pode trazer a todas as partes.

“Algumas pessoas tiveram participações como voluntários em competições e hoje trabalham na área, até no próprio Comitê Paralímpico Brasileiro. Vemos essa questão não como obrigatória, por política do Comitê Paralímpico Internacional, mas como uma satisfação. Nós tratamos aqui os voluntários como alunos, como orientandos”, afirmou.

Cerca de 800 atletas, com idade entre 13 e 21 anos, de 20 países, participarão do Parapan de Jovens São Paulo 2017. O programa da competição contará com 12 modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, halterofilismo, vôlei sentado, natação, tênis de mesa, basquete em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas.

Buenos Aires, Argentina, foi a sede da última edição dos Jogos, em outubro de 2013. Na ocasião, o evento atraiu 631 atletas, de 16 países, para competir em dez modalidades. O Brasil liderou o quadro de medalhas do Parapan de 2013 com 209 pódios, sendo 102 de ouro. A primeira edição do Parapan de Jovens foi em 2005, em Barquisimeto, Venezuela, e contou com atletas de dez países. Em 2009, 14 nações estiveram presentes em Bogotá, Colômbia.