Filha de Jane Karla, Lethicia Rodrigues é ouro no tênis de mesa

No primeiro dia de partidas do tênis de mesa dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens São Paulo 2017, o Brasil conquistou uma importante medalha de ouro com Lethicia Rodrigues, de 14 anos, na disputa individual da classe S8.

A adolescente é filha da arqueira Jane Karla, que esteve nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Em sua primeira participação em um torneio internacional, chegou ao lugar mais alto do pódio sem perder nenhum set dos três jogos que participou.

“Eu estou muito feliz com este ouro, até porque sou a segunda atleta mais nova da delegação e já consegui essa grande vitória”, conta a mesa-tenista.

Lethicia é filha de dois atletlas. A mãe é a arqueira Jane Karla, que iniciou sua carreira esportiva justamente no tênis de mesa e é dona de cinco ouros em Jogos Parapan-Americanos. Lincoln Lacerda também é mesa-tenista e dono de uma medalha de prata no Parapan-Americano da modalidade, em 2013.

A jovem não se importa em ser comparada com a mãe. “Ela é um orgulho pra mim, é uma honra ser comparada a ela”, confessa. Lethicia foi diagnosticada com uma doença genética que causa fortes dores nas articulações e compromete a sua mobilidade.

Cerca de 800 atletas, com idade entre 13 e 21 anos, de 20 países, participarão do Parapan de Jovens São Paulo 2017. O programa da competição contará com 12 modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, halterofilismo, vôlei sentado, natação, tênis de mesa, basquete em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas.

Buenos Aires, Argentina, foi a sede da última edição dos Jogos, em outubro de 2013. Na ocasião, o evento atraiu 631 atletas, de 16 países, para competir em dez modalidades. O Brasil liderou o quadro de medalhas do Parapan de 2013 com 209 pódios, sendo 102 de ouro. A primeira edição do Parapan de Jovens foi em 2005, em Barquisimeto, Venezuela, e contou com atletas de dez países. Em 2009, 14 nações estiveram presentes em Bogotá, Colômbia.