Futebol de 7 abre a programação do Parapan de Jovens São Paulo 2017

O futebol de 7 abrirá nesta segunda-feira, 20, a programação dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens São Paulo 2017. A partir das 9h30, Argentina e Venezuela correm atrás da bola no CT Paralímpico Brasileiro. Logo em seguida, às 11h45, o Brasil faz a sua estreia e encara a Colômbia.

 

 

A equipe brasileira defende a sua hegemonia na competição. Tanto em Bogotá 2009 quanto em Buenos Aires 2013, a Seleção superou a Argentina na final e conquistou a medalha de ouro. Os rivais sul-americanos estão em chaves distintas.

No Grupo A, a Argentina é acompanhada por Venezuela e Panamá. O Brasil, por sua vez, está na Chave B, com Colômbia e Chile. Os times se enfrentam dentro do próprio grupo e os dois com melhor campanha passam para as semifinais do evento.

“Nós estamos com uma grande expectativa nesta equipe, nestes meninos. A maioria está aqui pela primeira vez em uma Seleção, mas acredito que vamos por em prática o trabalho que nós desenvolvemos nos últimos dois meses. Se fizermos isso, acho que vamos fazer um ótimo trabalho e subir no alto do pódio”, disse Wagner Melo, técnico da Seleção Brasileira de futebol de 7.

Cerca de 800 atletas, com idade entre 13 e 21 anos, de 20 países, participarão do Parapan de Jovens São Paulo 2017. O programa da competição contará com 12 modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, halterofilismo, vôlei sentado, natação, tênis de mesa, basquete em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas.

Buenos Aires, Argentina, foi a sede da última edição dos Jogos, em outubro de 2013. Na ocasião, o evento atraiu 631 atletas, de 16 países, para competir em dez modalidades. O Brasil liderou o quadro de medalhas do Parapan de 2013 com 209 pódios, sendo 102 de ouro. A primeira edição do Parapan de Jovens foi em 2005, em Barquisimeto, Venezuela, e contou com atletas de dez países. Em 2009, 14 nações estiveram presentes em Bogotá, Colômbia.