Primeiras medalhas do Parapan de Jovens saem nesta terça; confira!

As primeiras medalhas dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens São Paulo 2017 serão disputadas nesta teça-feira, 21, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. O evento teve início nesta segunda-feira, 20, com duas partidas de futebol de 7 (veja resultado) e com a cerimônia de abertura.

Natação será a primeira modalidade a distribuir medalha. Foto: Alaor Filho/CPB/MPIX

O primeiro pódio da competição sairá na natação, uma das modalidades que mais vai distribuir medalhas no Parapan de Jovens. As disputas na piscina começam às 10h e o primeiro medalhista sairá dos 100m livre S6. As provas da natação seguem durante toda a manhã e estão previstas para terminar às 12h50. Nesta modalidade, os nadadores serão divididos nas categorias Júnior e Sênior. No feminino, atletas de 12 a 15 anos competem no Júnior e nadadoras de 16 a 18 anos, no Sênior. Entre os homens, a Júnior vai de 12 a 16 anos e a Sênior, de 17 a 18 anos.

Outra modalidade com muitas disputas de medalhas já nesta terça-feira é o atletismo. A primeira prova do programa será às 14h e a última, às 17h38. A modalidade é a quem tem mais atletas inscritos – são 205, no total – e conta com provas de pista e campo com início sempre às 14h. Nas provas do atletismo, os competidores ainda serão divididos nas categorias Juvenil (youth), com atletas de 14 a 17 anos, e Júnior, de 18 a 20 anos.

No halterofilismo, quatro pódios serão formados na tarde desta terça-feira. Entre as mulheres, haverá a disputa da categoria leve (unificada com atletas de 41kg, 45kg e 65kg) e da divisão até 50kg. No masculino, os levantadores de peso com até 49kg e aqueles com até 54kg provarão quais deles levantam mais carga na barra. As provas femininas começam às 12h30 e as masculinas, às 15h.

Outras competições da terça-feira

Nesta terça-feira, 21, o Brasil voltará a campo contra o Chile, às 9h30, para mais um jogo do grupo B na disputa do futebol de 7. No início da tarde, o grupo A terá um confronto entre Panamá e Argentina, às 14h30.

Todas as outras modalidades, exceto o judô, começarão as disputas nesta terça. No futebol de 5, o maior duelo entre as Seleções adultas das Américas é protagonizado por Brasil e Argentina. A estreia das equipes jovens desses dois países, marcada para as 15h, não deve ser diferente. México e Colômbia, que completam o grupo único, se enfrentam um pouco mais cedo, às 10h.

No vôlei sentado a expectativa também é grande, mas por um outro motivo. Esta é a primeira vez que a modalidade participa de um torneio internacional para jovens. As Seleções não jogarão com seis atletas cada. Houve uma adaptação da quadra para que em cada lado estejam apenas três atletas em jogo.

O Brasil convocou a medalhista paralímpica Edwarda de Oliveira Dias. Ela esteve nos Jogos do Rio integrando à equipe adulta, que conquistou a primeira medalha da modalidade na história dos Jogos Paralímpicos. Brasil (FEM e MAS), Colômbia (MAS), Estados Unidos (FEM), República Dominicana (MAS) e Venezuela (FEM e MAS) são os países com representantes na modalidade. Os jogos desta terça começam às 9h30.

Além do vôlei sentado, o tênis de mesa é mais uma modalidade em que o Brasil terá uma medalhista dos Jogos Rio 2016. A mesa-tenista Danielle Rauen, classe S9, conquistou o bronze em setembro, na capital fluminense. A carreira internacional da atleta começou exatamente em uma edição do Parapan de Jovens, em 2013, em Buenos Aires. Dois anos depois, em Toronto, levou um ouro nos Jogos Parapan-Americanos. As partidas de tênis de mesa estão previstas para começar às 9h e seguir até as 18h. Na quarta-feira já haverá disputa de medalhas.

A bocha, esporte que envolve os atletas com as deficiências mais severas, terá partidas das 10h às 18h desta terça até a quinta-feira, 23. As finais serão na sexta-feira, entre 10h e 16h30. A modalidade tem um ótimo histórico no movimento paralímpico brasileiro. No Rio 2016, por exemplo, garantiu duas medalhas. Uma inédita de ouro nas duplas BC3 e uma de prata na dupla BC4.

Veterana em parapans juvenis, Grazyela Figueiredo está confiante em obter bons resultados na modalidade para desta vez garantir seu lugar no pódio. “Temos ótimos atletas e excelentes técnicos. Treinamos muito para estar aqui, agora precisamos apenas colocar em prática o que aprendemos”, comenta a jogadora.

O histórico da bocha brasileira em Parapan de Jovens é curto. O Brasil só participou da última edição, em 2013, na Argentina, quando o país ganhou um ouro e uma prata na classe BC4, além de mais um ouro, uma prata e um bronze na BC3 e mais uma prata na BC2, totalizando seis medalhas na modalidade.

A quadra de goalball também estará ocupada boa parte do dia, com dois jogos pela manhã (às 9h e às 10h) e mais dois à tarde (15h e 16h). As equipes brasileiras e colombianas vêm em clima de revanche. Afinal de contas, o Brasil ganhou as finais contra a Colômbia tanto no feminino quanto no masculino no último torneio internacional da modalidade, realizado no Equador, em novembro do ano passado.

A terceira modalidade para deficientes visuais dentro do programa dos Jogos Parapan-americanos de Jovens 2017 é o judô, mas a programação começa apenas na quinta-feira, 23.

A mais tradicional das modalidades coletivas do paradesporto, o basquete, reforçou os treinos com a realização de alguns amistosos. As equipes jogam entre 10h e 18h. Há apenas uma chave feminina nomeada de Grupo A: Argentina, Chile e Peru. Os homens formam dois grupos. Na chave B estão Brasil, Chile, México e Venezuela. No grupo C estão Argentina, Colômbia e El Salvador.

As partidas de tênis em cadeira de rodas estão previstas para as 9h e é a única modalidade que será realizada fora do CT. Os jogos serão realizados no Clube Esperia. Nesta disciplina, quatro brasileiros estão na disputada: Jucelio Torquatro, Fábio Filgueiras, Maria Fernandes Alves e Jade Moreira.